CONSULTA IPVA 2022: Consultar Valor e Tabela de Pagamento

Igual a todos os anos os proprietários de veículos são obrigados a realizar o pagamento de IPVA, é importante fazer a consulta IPVA 2022 e obter todas as informações como qual a taxa a ser paga e o prazo de vencimento, tudo para que não tenha multas por atraso, bem como sobre o pagamento parcelado, tudo é mostrado na consulta IPVA, confira tudo a seguir!

consulta ipva 1 600x338 - CONSULTA IPVA 2022: Consultar Valor e Tabela de Pagamento
CONSULTA IPVA 2022

Sobre o IPVA 2022

Conhecido como Imposto sobre Propriedades de Veículos ou IPVA, foi criado na década de 80, sendo uma importante arrecadação para estados e municípios que podem utilizar essa verba para melhorias principalmente no transito melhoramento de vias publicas.

Dessa forma seu dinheiro vai para pavimentação de estradas melhores sinalizações, melhoramento de vias, ajudando assim a reduzir acidentes.

Sendo que é a secretária da Fazenda o órgão por seu gerenciamento e também por onde os contribuintes podem buscar informações, que ficam armazenadas na secretária da Fazenda e Detrans de seus respectivos estados.

IPVA 4 598x450 - CONSULTA IPVA 2022: Consultar Valor e Tabela de Pagamento

Quer saber sobre quais veículos automotores o o imposto é cobrado? veja abaixo:

  • Carro;
  • Micro-ônibus;
  • Caminhão;
  • Moto;
  • Maquinas agrícolas;
  • Ônibus;
  • Entre alguns outros.

Agora veja quais categorias em que o imposto não é aplicado, aviões, helicópteros, veículos aéreos e aquáticos como barcos, navios e outros similares.

Veja também:

Parcelamento IPVA 2022
IPVA 2022 DF
IPVA 2022 MA

Como fazer consulta IPVA 2022?

Como são milhares de contribuintes a atualizarem a documentação de seus veículos anualmente é preciso disponibilizar meios para fazer consulta IPVA 2022 de modo rápido e obter informações.

Essa busca pode ser feita pelo site da Secretaria da fazenda, estando disponível por estado onde o veiculo está cadastrado.

ipva3 600x399 - CONSULTA IPVA 2022: Consultar Valor e Tabela de Pagamento

Sendo muito fácil o processo de consultar o valor do imposto e datas de vencimento, já informamos que é preciso ter em mãos o número do renavam e da placa do veiculo a ser consultado.

Aí basta seguir os seguintes passos:

  • Busque pelo site do Detran referente a seu estado;
  • Acessando a página de consulte informe os dados conforme mostra a imagem;
  • Pronto serão listados todas as informações.

Tabela em consulta IPVA 2022

É muito importante que todos tenham acesso a tabela do IPVA, ela contem a data de vencimento de acordo com ultimo número da placa do veículo que determinará o mês de vencimento.

Se caso seja em parcelas, ela se refere ao primeiro mês e os outros virão sucessivamente.

Todos devem conferir a tabela do Imposto, é por ela que é disponibilizado as datas que deve ser pago e assim pode ser evitado atrasos que resultarão em multas e juros sobre o valor normal.

Porem é importante saber que cada estado possui sua própria tabela com diferentes datas de vencimento, sendo que a tabela IPVA SP 2022 é diferente do estado de Santa Catarina.

tabela ipva 2021 sp atualizada - CONSULTA IPVA 2022: Consultar Valor e Tabela de Pagamento

Caso queira conhecer sobre o vencimento do imposto referente a seu estado, temos outras páginas em nosso site que mostramos informações mais especificas.

Pagamento do IPVA

Mesmo que muitas pessoas pensem que o pagamento do IPVA seja um procedimento complicado e que precisem de auxilio de profissionais como despachantes, pode consultar o valor e obterem todas as informações pela consulta IPVA 2022 pelo site do Detran de seus respectivos estados.

E assim poderão ter acesso á:

  • Dados do imposto veicular;
  • Imprimir a guia de pagamento;
  • Conferir datas de vencimento.

Fazer o pagamento é muito simples, de posse do boleto pode ir a rede bancaria autorizada e lotéricas e quitar o débito,c aso seu banco disponibilize pagamento por aplicativo, basta digitar o código de barras, nem é preciso sair de casa.

Caso se encontre em atraso receberá uma notificação para regularizar e se caso não faça a quitação será aplicada uma multa que pode chegar á 20% do total, agora que sabe como consultar para obter todos os dados necessários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *